Largo da Literatura Cômica - Praça Abraão Madalosso (em frente ao Teatro Municipal Múcio de Castro)
Árvore das Letras, Túneis e Letras Gigantes espalhados pela cidade, em praças e largos de Passo Fundo/RS. Este é o cenário que compõe a arquitetura urbana da Capital Nacional da Literatura. O reconhecimento se deve ao fato de a cidade sediar um dos mais importantes debates sobre questões de leitura e de literatura da América Latina: a Jornada Nacional de Literatura que completa 30 anos, em 2011.
Os Largos da Literatura integram o projeto de consolidação da cidade de Passo Fundo, localizada ao norte do Rio Grande do Sul, como Capital Nacional da Literatura. A cada mês, são adesivados novos textos literários nos diferentes túneis, privilegiando distintos segmentos literários, oportunizando à população em geral momentos singulares de leitura em espaço público. Pretende-se, com esta ação, revitalizar lugares históricos e estratégicos da cidade e envolver a comunidade em diferentes manifestações culturais. Os Largos foram construídos pelo esforço conjunto entre a Universidade de Passo Fundo, a Prefeitura Municipal e o Ministério do Turismo do governo federal.
LETRA C
Textos representativos da Literatura Cômica – da comédia grega aos textos de humor - são adesivados a cada mês neste espaço público, qualificando a formação leitora e cidadã dos passo-fundenses e das pessoas que visitam a cidade de Passo Fundo.
|