Eloy Martos Núñez PDF Imprimir E-mail
Autores

Eloy Martos Núñez é coordenador geral da Red Internacional de Universidades Lectoras (www.universidadeslectoras.org), grupo que abrange mais de 40 universidades da Espanha, Portugal e América Latina para a pesquisa e a promoção da leitura e escrita no âmbito da universidade. Doutor em Filologia Hispânica e Professor Titular de Didática da Língua e Literatura da Universidade de Extremadura, Espanha. Dirige o Seminário de Leitura naquela Universidade, grupo interuniversitário dedicado a estudar a leitura desde uma perspectiva multidisciplinar e organizar palestras de animação leitora e escrita. É autor de numerosas publicações (artigos, monografias e manuais) sobre leitura e novas tecnologias, didática da língua e da literatura, mitologia e folclore (ver www.dialnet.unirioja.es/servlet/autor?codigo=124100). Ganhou diversos prêmios, entre eles o Prêmio Constitución a ensaios por “La Poética del Patetismo”, e o Prêmio da Cátedra Telêmaco de leitura e escrita na modalidade de artigos pelo artigo publicado em Ocnos sobre novas formas de leitura. Ministrou cursos de didática da língua e literatura, e de literatura infantil na Inglaterra, Suécia, Cuba, França, Rússia, México e Brasil. Igualmente,  organizou congressos e seminários de âmbito internacional sobre estas temáticas como o Seminário Internacional de Leitura e Patrimônio (com 7 edições desde 2002), fruto de um convênio entre as Universidades de Extremadura (Espanha) e de Passo Fundo (Brasil). Dirige projetos de pesquisa de âmbito nacional e internacional. Atualmente, trabalha sobre temas de didática da leitura, literatura fantástica e cultura escrita, sendo o coordenador de várias monografias dedicadas às Sagas Fantásticas e Leituras Populares. Especializado no estudo da leitura e da escrita, assim como de patrimônio cultural intangível hispânico (contos, mitos e lendas, com especial atenção aos repertórios de lendas peninsulares e européias), estudou em diversos ensaios e artigos os fenômenos culturais emergentes (cibercultura, internet, transficcionalidade...) e de sua repercussão no mundo da escola, a biblioteca ou a promoção da leitura.